CATARATA
O que é?
Você já notou a visão embaçada como se tivesse uma fumaça na frente dos seus olhos? Ou então já notou que as letras de um anúncio ou legendas da televisão estão ficando meio apagadas? Todos esses sintomas podem, dentre outras hipóteses, ocorrer devido à formação de catarata em seus olhos.
Catarata é o envelhecimento da lente natural do nosso olho, o cristalino. Ao nascermos, o cristalino é totalmente transparente, salvo raras exceções, e, à medida que envelhecemos, o cristalino se torna opaco e prejudica a visão do paciente.
No decorrer da vida, mais cedo ou mais tarde, todos nós teremos catarata. Infelizmente, essa é uma doença inerente ao envelhecimento e não há o que possamos fazer para preveni-la. Há casos, mais raros, de catarata em bebês, crianças e pacientes mais jovens, que, geralmente, estão associados a outros fatores de risco como doenças sistêmicas e/ou uso de medicamentos.
O principal deles é a idade avançada, como já falado anteriormente. Porém, é sabido que algumas doenças congênitas como, por exemplo, a rubéola e toxoplasmose, podem levar à formação de catarata em recém-nascidos. Outro fator de risco muito importante, é o uso prolongado e indevido de corticoides, tanto tópico (colírio ou nasal) como sistêmico (comprimidos, xaropes, inalatórios). Por isso, é sempre muito importante o acompanhamento com seu médico de maneira regular e, sempre informar ao oftalmologista quais medicações já fez ou está em uso.
Durante a cirurgia, é realizada a substituição da catarata por uma lente intraocular artificial que faz o papel do cristalino. A cirurgia é realizada com o auxílio de um equipamento desenvolvido propriamente para isso. Após a completa remoção do cristalino doente, implanta-se uma lente intraocular que irá tornar os meios transparentes novamente e restabelecer a visão do paciente.
Sem dúvida! No pré operatório fazemos o cálculo da lente intraocular e, podemos sim, corrigir o grau do olho de modo a deixar o paciente independente dos óculos. Além disso, existem, no mercado, inúmeros tipos modernos de lentes intraoculares para correção dos mais variados tipos de graus e de demandas do paciente. Esse, sem dúvida, é um assunto a ser abordado com o oftalmologista especialista em catarata e, dessa maneira, discutir qual o tipo de lente intraocular que melhor se encaixa para o seu perfil e suas necessidades.
Normalmente, nos primeiros dias, a visão pode ficar embaçada e ir melhorando aos poucos. Além disso, não é recomendado o esforço físico por cerca de 15 dias, a depender da atividade exercida. Outro ponto, é não dormir do lado do olho operado por cerca de 7 dias e usar corretamente os colírios prescritos pelo médico oftalmologista. Esses pontos e muitos outros são esclarecidos na revisão pós operatória.
Não, uma vez realizada a cirurgia, a catarata não retorna.
CONTATO
ATENDIMENTO:
- Centro (Vila Velha)
- Praia da Costa (Vila Velha)
- Bento Ferreira (Vitória)
- Campo Grande (Cariacica)