CERATOCONE

O que é?

Ceratocone é uma doença que acomete a córnea, a parte transparente da frente do olho, tornando-a mais pontuda, em forma de cone, e, também, mais fina. Normalmente, a córnea saudável possui um formato arredondado e regular. Nos pacientes portadores de ceratocone, o formato mais cônico da córnea, pode levar a um grau de astigmatismo irregular e, portanto, piorar a visão do paciente. 

A principal queixa dos pacientes portadores de ceratocone é a visão embaçada, tipicamente pior à noite e em ambientes com pouca luminosidade. Outro sintoma muito comum, é a visão, além de desfocada, com sombras, duplicidade e imagens fantasmas. Isso ocorre devido ao formato de cone que a córnea tem nos pacientes portadores de ceratocone. Os portadores dessa doença costumam apertar as pálpebras e franzir a testa para conseguir melhorar a qualidade da imagem formada. 

Tipicamente, os primeiros sintomas aparecem no início da adolescência e, na consulta oftalmológica de rotina, já é possível levantar suspeitas diagnósticas, tanto por meio da análise das queixas do paciente, quanto por meio do exame de refração (exame dos óculos). Além disso, em casos mais avançados, é possível detectar alguns sinais típicos de ceratocone no exame físico dos olhos no aparelho apropriado. Levantada a suspeita de ceratocone, a confirmação diagnóstica se dá por meio de alguns exames específicos como a topografia corneana e a paquimetria, ambos não invasivos e indolores. 

Sem dúvida! Essa é uma das principais preocupações dos pacientes portadores de ceratocone, e, a boa notícia é que, sim, a reabilitação visual é um dos nossos principais objetivos.  Existem várias maneiras de melhorar a visão de quem tem ceratocone, em casos iniciais, pode-se, por exemplo, tentar corrigir a visão com óculos. Outra opção para melhora da visão são as lentes de contato rígidas (procure na aba lentes de contato para saber mais sobre esse tema).

Um dos principais focos no tratamento do ceratocone, além da reestabelecer a visão do paciente, é, impedir que a doença não progrida e que, dessa maneira, a acuidade visual piore. É válido ressaltar que o ceratocone é uma doença que, infelizmente, não tem cura, mas tem controle. O diagnóstico precoce e o acompanhamento periódico com o médico oftalmologista especialista são de fundamental importância para que seja possível frear a progressão o quanto antes.

Somente o médico oftalmologista especialista em ceratocone poderá dizer se está havendo progressão, ou não, da doença. Durante a consulta oftalmológica, vários fatores são levados em consideração, como a queixa da piora da acuidade visual, aumento do grau do astigmatismo ou da miopia. Além disso, fazemos o acompanhamento dos padrões da topografia corneana e da paquimetria do paciente. 

Existe uma cirurgia chamada Crosslinking corneano que é realizada quando detectamos a progressão do ceratocone. A cirurgia se baseia na radiação da luz ultravioleta na córnea que, em combinação com uma vitamina chamada riboflavina, promove a estabilização do ceratocone.

Com certeza! Existe uma cirurgia na qual realizamos o implante de um anel na córnea de quem tem ceratocone. O objetivo desse procedimento, é regularizar a córnea e diminuir o grau do astigmatismo da córnea. Assim, a tendência é a melhora da qualidade de visão, possibilitando, na maioria dos casos, a melhora da qualidade de vida do paciente. 

Essa questão deve ser discutida caso a caso com o seu oftalmologista especialista em ceratocone. Fatores como idade, grau do ceratocone, queixas do paciente devem ser sempre levadas em consideração.  Normalmente, é recomendada uma avaliação a cada 3-6 meses, principalmente nos casos em que se suspeita de progressão da doença. 

Sim! Já foi comprovado que o ato de coçar os olhos pode acelerar a progressão da doença e piorar a visão dos pacientes. Por isso, a avaliação feita pelo oftalmologista especialista em ceratocone é tão importante. Durante a consulta e no exame físico, o médico oftalmologista consegue detectar sinais de alergia ocular e outros fatores que podem estar causando a coceira e tratá-los da maneira adequada. 

CONTATO

ATENDIMENTO: 

  • Centro (Vila Velha)
  • Praia da Costa (Vila Velha)
  • Bento Ferreira (Vitória)
  • Campo Grande (Cariacica)
× Entre em contato!