LENTES DE CONTATO

Como funciona?

Você sabia que existem outros tipos de lentes de contato, além das gelatinosas? Poucas pessoas sabem, mas dentro da oftalmologia, existe uma subespecialidade que cuida somente das lentes de contato rígidas. Você deve estar se perguntando, para que servem as lentes rígidas? Elas são usadas para corrigir os graus de miopia, astigmatismo e hipermetropia, assim como as lentes gelatinosas. Atualmente, a principal aplicação dessas lentes é para correção de astigmatismos irregulares, como nos casos de ceratocone (não sabe o que é? Procure a aba ceratocone, lá tem muitas informações interessantes sobre essa doença!). 

Não existe uma contraindicação formal ao uso de lentes de contato rígidas, porém, isso deve ser discutido na consulta oftalmológica e a decisão de usar, ou não, esse tipo de lente de contato deve ser tomada pelo médico oftalmologista em conjunto com o paciente. 

Não, o uso das lentes rígidas é totalmente indolor. Há um período de adaptação inicial, que pode ser um pouco mais longo que o das lentes gelatinosas, porém, a longo prazo, são excelentes, tanto em conforto, quanto em qualidade de visão. 

Existem inúmeros tipos de lentes rígidas no mercado, vale a pena citar os dois grandes grupos: as lentes de apoio corneano e as lentes de apoio escleral (parte branca do olho). Dentro desses dois grupos, há vários modelos com desenhos diferentes. A indicação de qual o tipo de lente mais adequado para cada paciente, deve ser discutida juntamente com o médico oftalmologista especialista em lentes de contato. 

As lentes rígidas duram em torno de 1 ano, essa é uma grande diferença em relação às lentes gelatinosas, que costumam ser de descarte diário ou mensal. 

Não! As lentes rígidas são feitas de um material especial adequado para o uso ocular. Elas não machucam o olho. O que pode ocorrer, no início, é uma sensação de corpo estranho leve, mas que é transitória e que o paciente se acostuma à medida que faz uso da lente. 

Com certeza! Não é recomendado que o paciente durma com nenhum tipo de lente de contato, isso pode levar a danos graves à saúde ocular. 

Os cuidados corretos com as lentes de contato são fundamentais para a duração adequada das lentes e também para preservar a saúde ocular do paciente. A falta de cuidados pode levar a danos seríssimos, e até mesmo irreversíveis, como alergias e infecções graves. Portanto, a rotina de higienização das mãos com água e sabão antes de manusear as lentes é muito importante, além, da conservação em produto próprio. Outro ponto que vale a pena citar, é que não se recomenda nadar nem tomar banho usando as lentes, já que a água pode conter micro-organismos que causam infecções graves e de difícil tratamento. Todos esses fatores e muitos outros serão discutidos no ato da entrega de suas lentes de contato com o médico oftalmologista. 

CONTATO

ATENDIMENTO: 

  • Centro (Vila Velha)
  • Praia da Costa (Vila Velha)
  • Bento Ferreira (Vitória)
  • Campo Grande (Cariacica)
× Entre em contato!